Configurações para envio de e-mails – SMTP

Na Linkseller existe o recurso para configurar os envios de e-mails para serem feitos pelo seu provedor de e-mails.

Com isso os e-mails enviados pelo sistema (manualmente ou via automação) para os seus contatos, serão enviados pelo domínio da sua empresa.

Para fazer isso é preciso preencher os dados do Servidor SMTP.

Que na prática são os dados preenchidos no Outlook ou no Celular.

Configurações para envio de e-mails #

Para configurar o seu servidor de SMTP, isso é uma configuração feita por cada usuário na Linkseller.

Então cada usuário precisa acessar o menu Editar Perfil.

Nessa tela terá em Configurar envio, no campo Enviar e-mails através terá 2 opções:

Sendo que ao usar qualquer uma das opções, ao enviar um e-mail pelo sistema, haverá:

  • Rastreamento de visualização, notificando sobre a abertura.
  • Será salvo nos Eventos ocorridos, a mensagem do e-mail.

E quando for respondido um e-mail enviado pelo sistema, há diferenças dependendo do modo de envio.

  • Da Linkseller: A resposta, será exibida nos Eventos ocorridos, e haverá uma notificação sobre isso.
  • De um Servidor SMTP: A Linkseller não terá acesso a resposta.

Fazer o envio pelo servidor da Linkseller #

Por padrão será enviado e-mails através “Da Linkseller”, ou seja irá enviar o e-mail pelo nosso domínio.

Nessa tela poderá ser preenchido:

Quando um contato receber um e-mail enviado pelo sistema, ele terá o Nome e E-mail configurado acima.

Fazer o envio pelo servidor SMTP da sua empresa #

Para configurar que os e-mails sejam enviados pelo domínio da sua empresa.

Em “Enviar e-mails através” clique em “De um Servidor SMTP“, para exibir os campos:

Nesses campos será preciso preencher com os dados do seu provedor de e-mail SMTP (São os mesmos dados preenchidos no Outlook ou no Celular).

Por exemplo os dados preenchidos serão:

Servidor SMTP: smtp.dominioempresa.com.br

Porta SMTP: 587

Segurança do SMTP: Nenhuma ou TLS

 

Após preencher esses dados do servidor, o seu e-mail e senha. Basta clicar em Testar Conexão.

Com isso o nosso servidor irá verificar se tem acesso a enviar um e-mail com os dados preenchidos.

Se estiver tudo certo, será exibido:

Erro ao testar conexão #

Se ao testar conexão, retornar um erro, o motivo mais comum é a Segurança do SMTP, altere ela para outra opção e teste novamente.

Ou veja abaixo se o seu provedor está listado, com os dados que devem ser preenchidos.

Caso o problema persista, entre em contato com o nosso suporte.

Dados dos principais provedores de e-mail #

Veja abaixo os dados que serão utilizados pelos principais provedores de e-mail.

Obs: para saber se está usando um dos provedores abaixo, pode ser acessado “webmail.seudominio.com.br”, pois normalmente ao acessar essa URL, será exibido o nome do provedor.

KingHost #

Servidor SMTP: smtpi.seudominio.com.br

Porta SMTP: 587

Segurança do SMTP: Nenhuma

Nota: nesse provedor é preciso liberar o SMTP internacional no painel de controle deles, veja um tutorial sobre isso em:

https://king.host/wiki/artigo/como-ativar-o-smtp-internacional-no-painel-de-controle-kinghost/

Gmail ou Google Workplace (antigo G Suite) #

Servidor SMTP: smtp.gmail.com

Porta SMTP: 587

Segurança do SMTP: TLS

Nota: nesse provedor é preciso liberar o envio por sistemas de terceiros, o que é feito ativando o checkbox em:

https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps

E clicando no botão “Continuar” na URL:

https://accounts.google.com/b/0/DisplayUnlockCaptcha

GoDaddy #

Servidor SMTP: smtpout.secureserver.net

Porta SMTP: 587

Segurança do SMTP: TLS

Hostinger #

Servidor SMTP: smtp.hostinger.com.br

Porta SMTP: 587

Segurança do SMTP: Nenhuma

HostGator #

Servidor SMTP: mail.seudominio.com.br

Porta SMTP: 465

Segurança do SMTP: SSL